quarta-feira, 7 de julho de 2010

não gosto do calor...


não gosto do calor, não gosto mesmo!!

baixa-me a tensão... tira-me a vontade de tudo...o meu pensamento ofusca-se e ofusca-me...
sonolenta e absorta entro noutro mundo, na dormência do ontem, do atrás, daqueles fins de tarde dourados, de quando a minha mãe me mandava regar o jardim..da minha preguiça, da chatice..do ram ram...
:- Lolita, as plantas vão morrer de sede...
Sede??? tudo menos de sede...lá ia eu com as minhas sandálias de tiras de couro e fivela preteada..levaram tantas molhas e levaram-me para tantos sítios....afinal eu gostava de regar, de molhar os pés...de ver como passados alguns momentos as flores levantavam o olhar e as folhinhas engordavam e pareciam ficar mais verdes...e o cheiro a terra molhada..molhada e quente..inesquecível....o cheiro das flores, da erva fresca, da alfazema...já os pardalitos procuravam o ninho para dormir...Pirolito!! sai da minha volta, vais ficar todo molhado e depois a Mamã não te deixa entrar!!!
...depois o banho, naquela altura não havia necessidade de aquecer a água...saía quente do depósito..era uma questão de o encher de manhã..bem cedo...a Júlia começava a trabalhar às sete e era às sete que ia dar à bomba para encher os depósitos...qual motor... qual quê???? era boa aquela água, nem quente nem fria....lembro-me de olhar para cima e ver o chuveiro niquelado, preso à parede, lá no alto, os furos eram repuxados para fora... : - tem cuidado para não molhares o chão!!!
...o sabonete era de sedas para o cabelo e de lavanda para o resto..
: - n te esqueças do limão no fim para ficares com o cabelo mais brilhante. Faz bem.
: já tomaste?? seca-te bem! embrulha-me essa cabeça!!veste o robe e calça as pantufinhas, não apanhes frio, senão amanhã estás doente da garganta!! - vê se o chão está molhado...
...um sem fim de recomendações...que aborrecido..todos os dias o mesmo eu já sabia tudo de cor e salteado....
:-Olha!! estás a andar descalça!! ....era tão bom... - amanhã estás doente...
:- embrulha-me essa cabeça na toalha, pus-ta mesmo ao teu lado!! todos os dias tenho de te repetir o mesmo, valha-nos Deus...
:- deixaste o chão todo molhado..nunca tens cuidado...vai buscar o pano do chão e vê bem para não escorregares...olha o que aconteceu à tua prima...
:- veste a camisa de noite  e  o robe branco... vamos jantar na varanda e começa a levantar-se um ventinho..é bom, mas convém não abusares...
...já estava sentada à mesa..naquele tempo os cheiros eram puros..cheirava a comida saborosa e quando passavamos pela fruta ela cheirava...cheirava muito e bem...
:- esqueceste-te de te pentear...que cabecinha essa..falta-te sempre qualquer coisa...
...lá ia eu outra vez para a casa de banho..aproveitava e dava uma vista de olhos..a toalha tinha de ficar bem estendida para estar seca no dia seguinte, o sabonete e a saboneteira limpo e de maneira a ficar seco senão amolecia e estragava-se..
:- não se pode andar sempre a comprar sabonetes, são caros, toma atenção..quando fores grande vais perceber melhor todas estas minhas chamadas de atenção.
...que boa era aquela sopa de vagens e cenourinha miudinha...e aqueles pedacinhos de pão torradinho...
...e aquele guisado de batatinhas com ervilhas, mais cenourinha, couvinha e carne..
...e aqueles moranguinhos pequenininhos e vermelhinhos que eu mesma apanhava do quintal e que os passarinhos teimavam em debicar...está debicado, já não quero!!
:- corta-se esse bocadinho...se está debicado é porque os passarinhos acharam que estava bom, eles sabem melhor que nós!!!

...ficavamos ali até desaparecerem os últimos raios de sol e aparecerem as estrelas..eram tantas!!!..
:- vai apagar a luz, se fazes favor...por causa dos mosquitos e das borboletas castanhas...vou acender uma vela para os afastar...
:- estás a ver os pontinhos de luz lá fora?? são os pirilampos!! ollha os grilos começaram a cantar...gosto de os ouvir lá fora quando não durmo, fazem-me companhia...
:- são quase 10 horas, temos de ir para a cama - vamos ouvir o Teatro Radiofónico, ou será que hoje é dia das"Lendas da Nossa Terra"???? , vem comigo, depois vais para a tua cama, está bem??
...muitas vezes acordava na cama de minha mãe....raramente devo ter acabado de ouvir o Teatro Radiofónico ou as "Lendas da Nossa Terra"...algumas metiam medo..até tapava os ouvidos...a música do começo era tétrica... Mamã...deixa-me ficar aqui contigo!!...

:- Lolita, senta-te e toma o teu pequeno almoço, mas tem cuidado para não sujares a cama....vinha sempre acompanhado do passar-me a mão pela testa e os cabelos... podia ter febre? e daquele beijinho suave, doce e baixinho....


...queria de volta aquele calor daqueles verões..daquele tudo....
....afinal acho melhor aproveitar este d' agora...para me fazer adormentar e fazer recordar...

... pensando melhor acho que afinal até gosto ...




3 comentários:

Ⱥndrэia disse...

Além de excelente fotógrafa (como tenho o prazer de constatar através do flickr), também escreve maravilhosamente bem.
Você é escritora?
Ou apenas escreve aqui no blog?
Li algumas das suas postagens, gostei muito :)

Abraço, fique bem.

AuroraBoreal disse...

muito obrigada pelas suas palavras..n sou escritora:) sou apenas uma sexagenária que se acha no direito de fazer o que lhe apetecer, sem ofender nem chocar ninguém:) isto é uma brincadeira apenas, uma forma de passar o tempo e dar alguma coisa de mim aos meus amigos

um beijinho grande para si e muito obrigada novamente

Aurora

Ⱥndrэia disse...

:)